Imagem: Reprodução

Direito da ModaNotícias

Escritório Internacional Bayma & Fernandes Advogados Associados ingressa no Direito da Moda

Publicado por: Amanda Escorsin | 3 jan 2022

Empresários da indústria da moda podem receber atendimentos especializados

O escritório internacional Bayma e Fernandes Advogados Associados, situado em Portugal e no Brasil, atua em diversos países e ramos do Direito. Agora, o segmento explorado pela nova Diretoria é a área do Direito da Moda (Fashion Law). Apesar de ser um tema recente, atualmente, o mercado da moda é parte fundamental do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil.

O segmento da Moda possui muitas peculiaridades e por isso necessita de uma advocacia especializada, que esteja preparada para atuar nas linhas tênues que ligam o direito e a moda

Felipe Bayma, sócio fundador Bayma e Fernandes Advogados Associados

O objetivo, é proporcionar maior segurança jurídica na realização de contratos de parcerias comerciais realizados com digital influencers, modelos, estilistas e demais profissionais do mundo da moda. Sensível a essa questão da contemporaneidade o Bayma e Fernandes Advogados, desenvolveu um atendimento altamente especializado para empresários deste segmento específico.

Moda: Patente, violação e direitos autorais

De acordo com a advogada Bruna Kopp, responsável pela nova Diretoria da empresa, “a falta de proteção e uso indevido da marca, a cópia de produtos, o uso indevido da patente, a violação do direito autoral, a falta de adequação da empresa ao meio digital e a realização de parcerias sem contratos, são alguns dos problemas diariamente enfrentados pelos empresários que atuam no segmento da moda”.

Em nota, o escritório menciona que existem diversos outros problemas abordados pelo Fashion Law, podendo ser relacionados com a propriedade intelectual (direito autoral e de propriedade industrial), contratos específicos do universo da moda, pirataria, contrafação, transações comerciais nacionais e internacionais, problemas de importação e exportação, merchandising, concorrência desleal, plágio, questões ambientais e de sustentabilidade, trabalho escravo contemporâneo, entre outros.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.