Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

NotíciasPOLÍTICA

DF: Ibaneis afirma chances de novo lockdown

Publicado por: Carol Castro | 9 mar 2021

DF receberá 27 mil novas doses da vacina CoronaVac para a vacinação de idosos na faixa dos 74 anos

Por Carol Castro

Na tarde desta terça-feira (9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) utilizou suas redes sociais para novamente sensibilizar e alertar a população da capital quanto a necessidade do isolamento social. “Temos em torno de 95% dos leitos de UTI ocupados. Precisamos muito que seja interrompida a transmissibilidade desse vírus pra que a situação melhore”, destacou Ibaneis.

Após decretar o toque de recolher na cidade nessa segunda-feira (8), das 22h as 5h da manhã, o chefe do Executivo afirmou que o DF irá receber mais de 27 mil doses da vacina CoronaVac, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Segundo Ibaneis, a vacinação para idosos de 74 anos começará nesta quinta-feira (11). A partir da chegada das novas doses do imunizante, a expectativa é de que ocorra maior velocidade na vacinação.

Em razão do aumento acelerado do contágio da nova cepa da Covid-19, o GDF já havia contratado mais 3 Hospitais de Campanha afim de abrir novos leitos de UTI para atendimentos dos pacientes infectados com o novo coronavírus. Hoje, o governador iniciou, também, a convocação de novos profissionais de saúde, com o objetivo de aumentar as equipes hospitalares.

A previsão é que os novos hospitais estejam em funcionamento em 15 dias, mas não adianta termos leitos sem profissionais

Ibaneis Rocha, governador do DF

Possível novo lockdown

Em entrevista ao programa Balanço Geral, exibido pela Record TV, o governador revelou temer precisar tomar medidas ainda mais restritivas para a população caso o nível de transmissão da Covid-19 não seja controlado.

Mais uma vez faço um apelo: se as pessoas continuarem saindo de casa sem necessidade será preciso decretar um lockdown total para a proteção da população, com apenas farmácias e hospitais abertos. Vamos acabar chegando ao dia em que ambulâncias ficarão paradas em frente aos hospitais sem poder atender os enfermos?

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.