Foto: Divulgação/SODF
Publicado por: Amanda Escorsin | 5 jun 2024
A posição foi defendida por representantes do Governo do Distrito Federal durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados; o secretário de Obras, Valter Casimiro, apresentou propostas para melhorar a mobilidade dos usuários de transporte público na capital e nas áreas circunvizinhas.
A audiência pública realizada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4) discutiu a implementação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) que conectará Brasília a Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura, representou o Governo do Distrito Federal (GDF) e destacou a necessidade de colaboração entre os diferentes níveis governamentais e parlamentares para assegurar essa nova alternativa de transporte para a população.
O secretário abordou a busca por soluções para melhorar a mobilidade dos usuários de transporte público, como a criação de uma nova linha de BRT, e destacou a importância de adaptar a infraestrutura existente para integrar o VLT com o metrô, apesar dos desafios de relocalização das estações.
“Este projeto oferece inúmeros benefícios à população. Por isso, temos total apoio do governador Ibaneis Rocha para sua implementação, inclusive com todas as modificações necessárias aqui no DF”, afirmou.
Outro aspecto discutido pelo secretário foram as questões tarifárias e a preocupação em evitar aumentos de custos para os cidadãos.
“Precisamos debater a tarifa para alcançar um equilíbrio que não prejudique a população do Entorno – já que, em Brasília, a tarifa já está definida – e para que não ultrapasse o valor atualmente praticado para os ônibus. Mas estou confiante de que conseguiremos chegar a um consenso”, afirmou.
Valter Casimiro reafirmou o compromisso do GDF em ajustar a infraestrutura para acolher a população do Entorno, visando melhorias no transporte e na redução de custos para os usuários.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, também participou da reunião e complementou a fala de Casimiro. Ele destacou a preocupação contínua do GDF com os moradores do Entorno e a relevância econômica dessa região.
Gonçalves ainda ressaltou as ações já adotadas pelo GDF para beneficiar os usuários de transporte, como permitir que os ônibus do Entorno utilizem as vias expressas do BRT, o que diminui o tempo de viagem e aumenta a segurança.
“Precisamos dar conforto, segurança, preço módico e agilidade. O governador Ibaneis Rocha reafirma o desejo de abraçar o Entorno, como tem feito desde o início do mandato”, finalizou Zeno.
A audiência pública foi solicitada pela deputada federal Lêda Borges e realizada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano.
Da redação, com informações da SODF e Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.