Foto: Reprodução

POLÍTICA

RECURSOS DO EX-PRESIDENTE BOLSONARO COMEÇAM A SER JULGADOS EM 7 DE NOVEMBRO

Publicado por: Amanda Escorsin | 28 out 2025

Decisão da Supremo Tribunal Federal marca o início da análise dos recursos que questionam condenações relacionadas aos ataques de 8 de janeiro de 2023

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal deve começar, entre os dias 7 e 14 de novembro de 2025, a análise dos recursos apresentados por Jair Bolsonaro e outros seis réus condenados no âmbito da investigação sobre tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.

O prazo para apresentação das defesas terminou em 27 de outubro, quando foram apresentados embargos de declaração no caso de Bolsonaro, que recorre da pena de 27 anos e 3 meses de reclusão imposta a ele. Outros réus também protocolaram recursos, com argumentação baseada em alegações de cerceamento de defesa, insuficiência de provas e irregularidades processuais.

A expectativa é de que o julgamento em ambiente virtual permita que o Supremo registre os votos rapidamente, ainda que o tema seja complexo e de grande repercussão política. O rito poderá definir se as condenações se tornarão definitivas ou se novas instâncias serão acionadas.

Da redação, com informações do Correio Braziliense

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.