Foto: Reuters

ECONOMIA

Lula avisa: Brasil retribuirá tarifas dos EUA com a lei de reciprocidade

Publicado por: Amanda Escorsin | 9 jul 2025

presidente reforça soberania e não aceitará “tutela” após ameaça de imposto de 50% por Trump

Nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil responderá com medidas proporcionais qualquer tarifa unilateral imposta pelos Estados Unidos, em conformidade com a Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril.

Em nota oficial, Lula declarou que “o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”. Ele também ressaltou que o suposto déficit comercial dos EUA é “falsa informação”, lembrando que os norte-americanos acumularam superávit de cerca de US$ 410 bilhões no comércio de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos.

O presidente referiu-se diretamente ao anúncio feito por Donald Trump, que planeja tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, questionando o julgamento de Jair Bolsonaro como motivação política. Segundo Lula, “defesa da liberdade de expressão não ampara práticas violentas”, e que casos de golpe são de competência exclusiva da Justiça brasileira.

A Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril de 2025, permite ao governo brasileiro adotar contramedidas comerciais proporcionais, caso ações estrangeiras prejudiquem a competitividade nacional — após tentativas de negociação ou recurso a organismos multilaterais, como a OMC.

Especialistas e parlamentares, como o professor Leonardo Trevisan e o senador Randolfe Rodrigues, consideram provável e legítimo que o Brasil adote retaliações, apontando precedentes como o do Canadá, que aplicou tarifas em resposta a medidas similares dos EUA.


Da Redação, com informações do UOL

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.