Arte: Seduh-DF

Notícias

Território resiliente: DF avança no Pdot com participação popular forte

Publicado por: Amanda Escorsin | 30 jun 2025

fase de consolidação reúne mais de 500 pessoas para debater eixos estratégicos e fortalecer resiliência socioambiental

No sábado, 10 de maio de 2025, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh‑DF) promoveu, na Câmara Legislativa, uma reunião pública que reuniu mais de 500 participantes — incluindo população, administradores regionais, parlamentares, movimentos sociais e Ministério Público — para consolidar propostas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

A reunião abordou, entre outros temas, o eixo “Território Resiliente”, responsável por fortalecer ações contra alagamentos, erosões e outras ameaças socioambientais. Também foram discutidos mecanismos como o Portal do Território Resiliente — que mapeia riscos via georreferenciamento — e a aplicação de soluções baseadas na natureza para prevenir desastres.

Na fase de consolidação, iniciada em fevereiro e com envio do texto final previsto para julho à Câmara Legislativa, técnicos da Seduh trabalham na sistematização de sugestões enviadas desde 2019, distribuídas nos oito eixos do Pdot: habitação; mobilidade; ruralidades; meio ambiente; gestão social da terra; território resiliente; participação social e desenvolvimento sustentável.

O secretário Marcelo Vaz pontuou que esta etapa visa apresentar ao público as soluções técnicas pensadas pela Seduh para responder às demandas coletadas até o momento. Estão previstas reuniões públicas e técnicas, com parlamentares e grupos de trabalho interinstitucionais, para garantir a legitimidade das propostas.


Da Redação, com informações da Agência Brasília.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.