Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados

Notícias

Moraes suspende parcialmente ação contra Ramagem no STF

Publicado por: Amanda Escorsin | 16 maio 2025

Decisão abrange apenas crimes cometidos após diplomação; ex-diretor da ABIN continua respondendo por outros três delitos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (16) a suspensão parcial da ação penal contra o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Alexandre Ramagem. A decisão abrange exclusivamente os crimes de dano qualificado à União e deterioração de patrimônio tombado, praticados após a diplomação de Ramagem como deputado federal, com prazo de validade até o fim de seu mandato, em dezembro de 2026.

No entanto, o ex-diretor da ABIN permanece respondendo por três outros crimes: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. A decisão foi tomada por unanimidade pelo STF, que manteve em parte a ação do golpe contra Ramagem.

O ministro Alexandre de Moraes será o relator da ação da Câmara dos Deputados sobre o caso Ramagem.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.