Reprodução: Arquivo pessoal
Publicado por: Amanda Escorsin | 13 fev 2025
Operação EmendaFest cumpre mandados em cinco cidades gaúchas e no Distrito Federal, apurando irregularidades em recursos destinados à saúde
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação EmendaFest para investigar o desvio de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do estado e no Distrito Federal, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Os investigadores suspeitam que os envolvidos tenham desviado 6% do valor total de R$ 1 milhão em recursos destinados ao hospital. Durante a ação, foram apreendidos mais de R$ 300 mil em espécie.
Entre os citados na investigação está o deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), embora ele não seja alvo direto da operação. Entretanto, mandados foram cumpridos em endereços ligados ao seu assessor, Lino Furtado. Além disso, dois investigados foram afastados de suas funções públicas como medida cautelar.
Da Redação, com informações da Carta Capital
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.