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Publicado por: Amanda Escorsin | 4 fev 2025
Medida chinesa pode beneficiar exportações brasileiras, segundo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP)
A recente decisão da China de impor uma tarifa de 10% sobre o petróleo bruto dos Estados Unidos abre novas oportunidades para o Brasil no mercado chinês, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). A medida pode fortalecer a presença do país entre os principais fornecedores da commodity para a segunda maior economia do mundo.
Atualmente, o Brasil ocupa a sétima posição na lista de maiores exportadores de petróleo para a China, com uma média de 720 mil barris por dia. Com a taxação sobre os barris norte-americanos, espera-se que compradores chineses busquem alternativas mais competitivas, o que pode impulsionar as exportações brasileiras.
A relação comercial entre Estados Unidos e China tem se tornado cada vez mais tensa, com ambos os países adotando medidas protecionistas. Diante desse cenário, Pequim tem buscado diversificar suas importações para reduzir a dependência de fornecedores afetados pelas disputas comerciais.
Especialistas apontam que essa guerra tarifária pode beneficiar o Brasil não apenas no setor petrolífero, mas também em outras commodities estratégicas, como soja, carne e minério de ferro. Além disso, as recentes tarifas impostas pelos EUA sobre produtos chineses, como veículos elétricos, podem levar a China a estreitar laços com parceiros comerciais menos voláteis, como o Brasil.
A expectativa é que empresas do setor de petróleo e gás brasileiras fiquem atentas às mudanças no mercado global para ampliar sua participação nas exportações para a China, garantindo maior competitividade e aproveitando a abertura de novas oportunidades.
Da Redação, com informações da Notícias Agrícolas
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.