Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
Publicado por: Amanda Escorsin | 4 out 2024
O movimento reflete a criação de vagas de emprego acima do previsto nos Estados Unidos e as tensões no Oriente Médio
A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou esta sexta-feira (04) com queda de 0,29%, levando o Ibovespa aos 131.288 pontos. O movimento reflete a criação de vagas de emprego acima do previsto nos Estados Unidos e as tensões no Oriente Médio.
O dólar começou o dia com alta de 0,59%, alcançando R$ 5,507, enquanto o dólar turismo subiu para R$ 5,72.
O que está ocorrendo?
Essencial para determinar o corte de juros nos EUA, a criação de 254 mil novas vagas em setembro superou as expectativas, que eram de 150 mil. Em agosto, o número revisado foi de 159 mil novos postos de trabalho.
O dado é relevante porque diminui os receios de uma recessão nos EUA e pressiona o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) a realizar um corte de apenas 0,25 pontos em novembro. As taxas de juros americanas são importantes para o mercado brasileiro, pois cortes maiores tendem a atrair mais dólares para o Brasil, valorizando o real e ajudando a conter a inflação.
Quanto menor for o corte de juros nos EUA, mais desfavorável é para o Brasil. Por isso, a Bolsa cai e o dólar avança nesta sexta-feira.
E por que o petróleo não está subindo?
Depois de um aumento de mais de 5% na quinta-feira, os preços do petróleo estão mais estáveis, com alta inferior a 0,30%. No entanto, a alta de ontem não se compara ao que foi visto em 2022.
Da redação, com informações do UOL
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.