Fotos: Secti – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto (centro), e empresários representam Goiás em premiação internacional do setor de Data Center
Publicado por: Amanda Escorsin | 30 set 2024
Ação do Goiás Social de residência tecnológica ‘Jornada para o Futuro’ ganhou a mais prestigiada premiação do setor de Data Center da América Latina
O programa de residência tecnológica para alunos das Escolas do Futuro de Goiás venceu o LATAM Awards, principal prêmio da organização Data Center Dynamics (DCD), como a melhor iniciativa do ano na formação de talentos para o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação (TI). O projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dentro do Goiás Social, em parceria com a Everest Digital, empresa do Grupo Soluti, disputou o prêmio com outras 130 propostas da América Latina.
Na solenidade, realizada no México na última semana, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, o CEO da Everest Digital, Gleysson Araújo, e o head de Tecnologia e Operações da empresa, Romulo Caetano Rocha, representaram o estado. O secretário também participou de um painel sobre o papel de governos e do poder público na promoção da transformação e da inclusão digital.
“Este é o reconhecimento internacional de um programa bastante inovador que vai impulsionar a empregabilidade dos nossos jovens. É uma inovação que vem do poder público em parceria com o setor privado, a fim de beneficiar, sobretudo, os alunos de baixa renda, que poderão viver o mercado de trabalho numa grande empresa de tecnologia. E isso é só começo”, afirma José Frederico.
A categoria ‘Iniciativa de Força de Trabalho do Ano’ do DCD LATAM Awards, na qual o projeto goiano foi selecionado, reconhece iniciativas que ajudam a diminuir a escassez de mão de obra no setor de tecnologia e Data Centers. Neste sentido, o CEO da Everest Digital, Gleysson Araújo, classifica a parceria com o Governo de Goiás como de “extrema importância e impacto social”. “A partir de uma sólida parceria com o Governo de Goiás, conseguimos potencializar o nosso programa, com o intuito de impactar todo o estado” relata.
Como funciona
Criado para dar oportunidade a jovens de baixa renda, o programa combina treinamento teórico, prático e estágios supervisionados, com foco na profissão que deve estar em alta nos próximos anos. São beneficiados diretamente os mais de mil alunos da Escola do Futuro em Aparecida de Goiânia que estão dentro do programa Jornada para o Futuro, que oferece curso técnico durante o ensino médio da rede pública nos módulos Desenvolvedor em Front-End, Desenvolvedor em Back-End, Assistente em Cibersegurança, e Assistente em Cloud Computing.
As ações em parceria com a empresa envolvem palestras, monitores e auxílio durante as aulas. Desses, alguns são selecionados para os estágios — o número de vagas depende da demanda da empresa. Ao todo, mais de 2 mil estudantes de cinco Escolas do Futuro estão no Jornada para o Futuro desde sua criação, em 2023. Parcerias com outras empresas de tecnologia serão feitas em breve a fim oferecer estágios também em Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Da redação, com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.