Um dos assuntos abordados foi a perspectiva de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Publicado por: Amanda Escorsin | 23 set 2024
a
Na segunda-feira, 23 de setembro, em Nova York, Lula se encontrou com Ursula von der Leyen, presidenta da Comissão Europeia. O líder brasileiro, que discursará na abertura da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (24/9), expressou otimismo sobre a finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia. Ele também demonstrou preocupação com o avanço do extremismo global e suas consequências econômicas, mas destacou o desempenho positivo da economia brasileira, com dados como a queda do desemprego, aprovação do arcabouço fiscal, e o alívio da fome para milhões de brasileiros, além das políticas de microcrédito.
A agenda incluiu discussões sobre energias limpas, com ambos reconhecendo a importância da transição energética como forma de combater as mudanças climáticas. Lula falou sobre os recordes de seca e incêndios criminosos na Amazônia, além das enchentes no Rio Grande do Sul, e mencionou a necessidade de uma legislação mais severa contra queimadas. Ursula von der Leyen compartilhou preocupações semelhantes sobre os desastres naturais que também afetam a Europa, e ambos concordaram na importância de políticas conjuntas para lidar com esses desafios climáticos.
Da redação, com informações do GOV.BR
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.