Foto/reprodução: Sinpro-DF

NotíciasPOLÍTICA

Brasília: GDF renova programa Parque Educador

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 jun 2024

GDF renova programa Parque Educador e oficializa parceria com UnDF para estágios, as assinaturas foram feitas no evento de comemoração da Semana do Meio Ambiente desta quinta-feira (6), que contou com diversas autoridades e escolas da rede pública

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta quinta-feira (6), uma série de ações educativas relacionadas à ecologia. Entre essas iniciativas, destacam-se a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) do Programa Parque Educador e o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e a Universidade do Distrito Federal (UnDF).

O primeiro acordo renova o programa Parque Educador, que proporciona visitas de alunos da rede pública a áreas de conservação ambiental no Distrito Federal, com o objetivo de promover a conscientização ecológica. O segundo estabelece uma colaboração com a Universidade do Distrito Federal (UnDF) para desenvolver pesquisas científicas, estudos ambientais, diagnósticos, e programas de estágios supervisionados.

A vice-governadora Celina Leão, que esteve presente na cerimônia, ressaltou a relevância das assinaturas e da contínua conscientização ambiental. Ela mencionou que o Distrito Federal já possui uma área com política de lixo zero e que a meta é alcançar uma cidade totalmente sustentável, iniciando pela educação, que é fundamental.

Celina também falou sobre a possibilidade de expandir os programas ambientais, especialmente o Parque Educador. “O objetivo agora é desafiar a ampliação dessas visitas. Dessa forma, as crianças que têm a chance de vivenciar a questão ambiental no cotidiano, crescem com uma mentalidade diferente e podem nos ajudar não apenas como agentes, mas também como transformadores do meio ambiente”, afirmou Celina.

O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, ressaltou que a renovação do Parque Educador permite uma imersão dos alunos nas unidades de conservação e acentuou a importância dos alunos da gestão ambiental entrarem em estágios na secretaria e já perceberem como que se dá a gestão pública ambiental, algo possibilitado pelo segundo acordo técnico assinado.

Semana do Meio Ambiente

O evento do Conexão Ambiental desta semana comemorativa inclui palestras, workshops, exposições e atividades práticas para engajar e conscientizar a população. A partir desta quinta-feira (6), uma série de ações será feita no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Além das assinaturas, a programação desta quinta contempla 13 escolas e conta ainda com palestras e teatros ao longo do dia. No início das atividades foram entregues 26 livros pedagógicos sobre o meio ambiente.

“A gente já aprendeu com o tempo que a educação ambiental é melhor através da criança. Quando um adulto chama a atenção de outro adulto numa questão ambiental, rola um B.O., mas para a criança não há constrangimento. Nós queremos formar futuros cidadãos com consciência ambiental”, afirmou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

Toda manhã, de segunda a sexta, o Brasília Ambiental leva crianças da rede pública e promove visitas nas unidades de conservação para mostrar na prática o que é preservar o meio ambiente e a importância dessas ações.

Da redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.