-Praça do relógio, Foto/reprodução: Flickr

Notícias

Brasília: Reformas na Praça do Relógio e troca das pedras portuguesas

Publicado por: Amanda Escorsin | 4 jun 2024

Piso já foi totalmente retirado para a instalação de novo revestimento e estrutura emblemática que dá nome ao local passa por restauração.

Nesta terça-feira (4), o governador Ibaneis Rocha esteve no local para acompanhar o andamento das obras, que têm investimento de cerca de R$ 6 milhões por parte do GDF. Acompanhado por autoridades do governo, o chefe do Executivo destacou o trabalho feito na modernização da região, que vai trazer mais acessibilidade e segurança aos visitantes.

Quem tem familiaridade com Taguatinga percebe uma mudança radical na região administrativa em comparação com o que era há 66 anos, quando foi estabelecida. Com grande satisfação, os aproximadamente 200 mil residentes celebram os investimentos realizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na localidade. Como parte do esforço contínuo para revitalizar o centro, o governo concluiu a substituição das antiquadas pedras portuguesas e deu início à restauração da estrutura externa do icônico relógio que empresta seu nome à praça mais emblemática da cidade.

O centro de Taguatinga está ficando completo agora, com a entrega da Praça do Relógio até o final do ano. Nós estamos fazendo uma mudança completa da estrutura da cidade. O governo segue investindo muito em Taguatinga

Ibaneis Rocha

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, lembrou que a reforma inclui, também, um trabalho de recuperação do famoso relógio, cartão-postal da cidade. “Na Praça do Relógio, estamos realizando uma recuperação completa, com calçamento e bancos. Além disso, os serviços vão contemplar a restauração do relógio, que é monumento tombado e muito valorizado pela população”, detalhou.

Pedido antigo dos moradores, o projeto de renovação da praça foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e será executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF). As pedras portuguesas antigas já foram removidas e dão espaço às novas que serão instaladas. No momento, a equipe trabalha na restauração da estrutura externa da torre do relógio.

O trabalho continua

Além da Praça do Relógio e da reforma no centro de Taguatinga, há outras inúmeras melhorias na região, que somam mais de R$ 1 bilhão de investimentos nos últimos cinco anos. “Temos uma pista de atletismo, campo de futebol americano, teremos um novo ginásio também, que passará por reforma. Além disso, o Centro Cultural será totalmente transformado. São obras por todos os lugares de Taguatinga, como na Praça do Relógio, Hélio Prates, Pistão Sul, construção de ciclovias, bacias de contenção e duas creches, e instalação de nova iluminação em LED”, destacou o administrador regional Renato Andrade dos Santos.

Da redação, com informações da Agência Brasília.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.