Foto: CLDF
Publicado por: Amanda Escorsin | 10 maio 2023
O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) e o Governo do Distrito Federal voltam a conversar nesta quarta-feira (10/5) sobre a greve dos professores da rede pública. O indicativo veio após a negociação conduzida por parlamentares da CLDF, que conseguiram alinhar com a categoria e o governo a necessidade de novas tratativas. O distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, fechou com sua bancada no respaldo à greve, mas já diz que “o governo e a categoria dos docentes terão que chegar a um acordo, o mais rápido possível, que possa pôr um fim no movimento”.
Na segunda-feira (8/5), o deputado Ricardo, juntamente com o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e outros distritais receberam os trabalhadores, que apresentaram reivindicações por melhores condições de trabalho e por melhoria das escolas para os estudantes. Após a reunião, foi formada uma comissão do sindicato que vai se reunir com secretários do GDF em um encontro, às 10h, na Casa Civil.
Desde a última quinta-feira, quando a greve foi deflagrada, esse é o primeiro movimento do GDF para ouvir os professores. No domingo, a Justiça do DF determinou aos professores a retomada do trabalho, após pedido da Procuradoria-Geral do DF pelo fim da paralisação. Mesmo assim, a categoria decidiu manter a greve.
Para a diretora Luciana Custódio, a greve foi o último recurso dos profissionais, após sete tentativas de diálogo e negociação junto ao governo. Ela reforçou que a categoria quer debater a reestruturação da carreira com o governo e agradeceu a intermediação dos parlamentares.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.