Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Notícias

Haddad nega existência de proposta para moeda única no Mercosul

Publicado por: Amanda Escorsin | 6 jan 2023

Nessa quinta-feira (05/01), após a cerimônia de transmissão de cargo à ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad foi questionado sobre a criação de uma moeda única por jornalistas e disse que “não existe uma moeda única, não existe essa proposta, vai se informar primeiro”.

O tema da criação de uma moeda única para o bloco econômico do Mercosul voltou a surgir entre os corredores do Palácio do Planalto. O assunto é um desejo antigo de Lula e de Haddad, que no ano passado publicou um artigo junto de Gabriel Galípolo, secretário-executivo da Fazenda, sobre o tópico. Seria uma espécie de evolução do atual SML (Sistema de Pagamentos em Moeda Local), operado pelo BC (Banco Central).

Segundo o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, o objetivo não é que os países-membros do Mercosul deixem de usar a própria moeda (o real, o guarani e os pesos argentino e uruguaio), mas criar uma moeda única para facilitar as transações comerciais entre eles, sem que precisem depender da conversão para o dólar.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.