Foto/Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 13 ago 2025
Segundo o idealizador do projeto, José Damata, são títulos que não ocupam espaço no circuito comercial e, por isso, ganham público com o projeto
O projeto Cinema Voador, integrante do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, chega a três regiões do Distrito Federal neste mês de agosto. As sessões gratuitas serão realizadas em Arapoanga, no dia 13; Planaltina, no dia 15; e Estrutural, nos dias 21 e 22.
A iniciativa conta com estrutura de arquibancadas e exibirá produções do audiovisual brasileiro, incluindo raridades e clássicos. Nesta edição, haverá também uma mostra infantil, com animações e uma homenagem especial aos 80 anos do filme Fantasia, da Disney.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, levar o projeto a diferentes lugares do Distrito Federal é uma oportunidade de promover a cultura do pertencimento e aproximar as comunidades da política cultural. “O Festival de Brasília é patrimônio da nossa cultura e, com o Cinema Voador; reafirmamos que ele pertence a todo o povo do Distrito Federal. Levar sessões gratuitas para Planaltina e para a Estrutural é mais do que descentralizar a programação, é garantir que a política cultural chegue a todas as regiões, fortalecendo nossa identidade e valorizando o audiovisual brasileiro”, destaca.
Confira a programação do Cinema Voador.
Arapoanga
Quarta-feira (13)
18h – Fantasia/Couro de gato/O calango/Corisco e Dadá
Local: Praça dos Esportes
Planaltina
Sexta-feira (15)
18h – Fantasia 2ª parte/Sagarana o duelo
Local: Praça da Igrejinha
Estrutural
Dia 21
18h – A fera do mar/Corisco e Dadá
Local: Praça da Administração
Dia 22
18h – Fantasia/Curtametragem Brasília, contradições de uma cidade nova/Sagarana o duelo
Local: Praça da Administração.
Da Redação, com informações da Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.