Foto: Reprodução Instagram

CULTURA

Morre Preta Gil, cantora e empresária do panteão da música aos 50 anos

Publicado por: Amanda Escorsin | 21 jul 2025

filha de Gilberto Gil lutava contra câncer colorretal e construía legado artístico e ativista

Neste domingo, 20 de julho de 2025, a cantora e empresária Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida como Preta Gil, morreu em Nova York aos 50 anos, após complicações relacionadas a um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.

Internada no Memorial Sloan Kettering Cancer Center desde maio, ela havia iniciado tratamentos experimentais após intensas sessões de quimioterapia e radioterapia que não conseguiram conter a metástase nos gânglios linfáticos.

Filha do ícone da MPB Gilberto Gil, Preta transitou entre os palcos, televisão e bastidores, fundando a agência Mynd e se destacando como ativista em causas sociais, especialmente pelos direitos LGBTQIA+ e contra o racismo.

Ela deixa o filho Francisco, de 28 anos, e uma neta de sete. A família organiza o velório e os preparativos para repatriação do corpo para o Brasil.


Da Redação, com informações do UOL.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.