Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 21 mar 2025
Segmento cresce com a demanda por dietas específicas e abre oportunidades para novos empreendedores
A busca por uma alimentação equilibrada e benéfica à saúde tem impulsionado a expansão da gastronomia funcional no Brasil. Este conceito combina conhecimentos de nutrição e culinária para criar preparações saborosas e nutritivas, atendendo à crescente demanda por dietas específicas, como veganismo, vegetarianismo e alimentação para intolerantes a glúten ou lactose.
De acordo com a nutricionista Thalita Aparecida Forster, instrutora do curso “Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição” do Senac EAD, a gastronomia funcional vai além da culinária tradicional, oferecendo pratos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida. “Esse segmento tem se expandido nos últimos anos, com a crescente demanda por alimentação saudável e o interesse por dietas mais específicas”, explica.
Em Brasília, a tendência se reflete na oferta de cursos especializados. A UniBrasília EaD oferece uma pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural, com foco em aprofundar conhecimentos na cozinha funcional e natural, elaboração de cardápios funcionais e estudo das técnicas gastronômicas dos nutrientes e composição dos alimentos.
Além disso, a Faculdade Brasília disponibiliza uma certificação em Culinária Funcional, ideal para profissionais e entusiastas da alimentação saudável. O curso prepara os participantes para atuar em consultoria gastronômica, educação alimentar, empreendedorismo no setor saudável, desenvolvimento de produtos, catering, chef funcional, colaborações com profissionais de saúde e inovação culinária.
A expansão da gastronomia funcional também tem impulsionado o mercado de alimentação saudável, abrindo oportunidades para novos empreendedores e estabelecimentos que buscam atender a essa demanda crescente por opções alimentares que aliem sabor e benefícios à saúde.
Da Redação, com informações da Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.