Reprodução: Eyad Baba

Notícias

Israel confirma morte de oito reféns que seriam libertados

Publicado por: Amanda Escorsin | 27 jan 2025

Grupo Hamas entregará corpos em troca prevista nas próximas semanas; governo israelense informa que as famílias já foram notificadas

O governo de Israel anunciou que oito reféns, entre os 33 previstos para serem libertados na primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, estão mortos. De acordo com informações oficiais, o grupo Hamas será responsável por entregar os corpos desses indivíduos em intercâmbios programados para as próximas semanas.

David Mencer, porta-voz do governo israelense, confirmou que as informações fornecidas pelo Hamas coincidem com os dados da inteligência israelense. As famílias dos reféns já foram comunicadas sobre a situação, informou Mencer.

Até o momento, sete reféns foram libertados, todas mulheres jovens. Elas relataram ter sido mantidas em túneis pelo Hamas durante mais de oito meses, enfrentando condições adversas.

Segundo dados atualizados, dos 251 reféns sequestrados nos ataques do dia 7 de outubro de 2023, 87 continuam sob custódia em Gaza. Além disso, estima-se que 35 pessoas estejam mortas.

O intercâmbio de reféns faz parte de negociações que integram o esforço para aliviar as tensões na região, mas a situação permanece delicada, com familiares e organizações humanitárias aguardando por mais informações e ações concretas.

Da Redação, com informações da Folha de Pernambuco.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.