Foto: Sebastiao Moreira/EFE
Publicado por: Amanda Escorsin | 9 jan 2025
Presidente critica mudanças na moderação de conteúdo e cobra maior responsabilização de plataformas digitais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião nesta quinta-feira (9) para tratar das recentes alterações na política de moderação de conteúdo anunciadas pela Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram. Lula classificou a decisão como “extremamente grave” e enfatizou a importância de respeitar a soberania dos países.
“Vou fazer uma reunião hoje para discutir a questão da Meta. Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade do cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou o presidente. Ele acrescentou: “É como se um cidadão pudesse ser punido porque faz uma coisa na vida real e não pudesse ser punido se faz a mesma coisa na digital”.
Lula destacou a necessidade de que cada país tenha sua soberania respeitada: “O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, dois cidadãos, não podem três cidadãos achar que podem ferir a soberania de uma nação”.
A Meta anunciou recentemente o fim de seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, permitindo a veiculação de mais conteúdos políticos sem a mesma moderação anterior. Essa mudança tem gerado preocupações sobre o aumento da desinformação nas plataformas.
No Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos à Meta para verificar se as alterações serão implementadas no país. O MPF concedeu um prazo de 30 dias para que a empresa responda aos questionamentos e forneça informações detalhadas sobre eventuais mudanças no Brasil.
Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou preocupação com a falta de responsabilização das plataformas digitais e defendeu a regulamentação das fake news pelo Congresso Nacional, bem como uma postura firme do Judiciário em defesa da sociedade.
Da Redação, com informações da Agência Gov.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.