Foto: Sebastiao Moreira/EFE

ECONOMIANotíciasPOLÍTICA

Lula reage à decisão da Meta e defende soberania nacional em reunião emergencial

Publicado por: Amanda Escorsin | 9 jan 2025

Presidente critica mudanças na moderação de conteúdo e cobra maior responsabilização de plataformas digitais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião nesta quinta-feira (9) para tratar das recentes alterações na política de moderação de conteúdo anunciadas pela Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram. Lula classificou a decisão como “extremamente grave” e enfatizou a importância de respeitar a soberania dos países.

“Vou fazer uma reunião hoje para discutir a questão da Meta. Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade do cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou o presidente. Ele acrescentou: “É como se um cidadão pudesse ser punido porque faz uma coisa na vida real e não pudesse ser punido se faz a mesma coisa na digital”.

Lula destacou a necessidade de que cada país tenha sua soberania respeitada: “O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, dois cidadãos, não podem três cidadãos achar que podem ferir a soberania de uma nação”.

A Meta anunciou recentemente o fim de seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, permitindo a veiculação de mais conteúdos políticos sem a mesma moderação anterior. Essa mudança tem gerado preocupações sobre o aumento da desinformação nas plataformas.

No Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos à Meta para verificar se as alterações serão implementadas no país. O MPF concedeu um prazo de 30 dias para que a empresa responda aos questionamentos e forneça informações detalhadas sobre eventuais mudanças no Brasil.

Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou preocupação com a falta de responsabilização das plataformas digitais e defendeu a regulamentação das fake news pelo Congresso Nacional, bem como uma postura firme do Judiciário em defesa da sociedade.

Da Redação, com informações da Agência Gov.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.