Fotos: Denis Marlon
Publicado por: Amanda Escorsin | 9 out 2024
Serão R$ 475 milhões investidos nos próximos três anos para fortalecer a gestão fiscal, como preparação para implementação da reforma tributária de 2026
O secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, anunciou nesta quarta-feira (9/10), a aprovação do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Goiás (Profisco III) pela Cofiex (Comissão de Financiamento Externo) do Ministério do Planejamento e Orçamento.
O anúncio foi feito durante a abertura do 2º Seminário sobre Reforma Tributária, realizado pela Secretaria da Economia. O programa, que contará com um financiamento de U$ 90,4 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será destinado a projetos voltados para a modernização da administração das receitas e da gestão fiscal em Goiás.
“Isso vai representar cerca de R$ 475 milhões em investimentos ao longo dos próximos três anos para a Secretaria da Economia aprimorar e expandir as gestões fiscal e financeira”, pontuou o secretário. Ele destacou que a Secretaria terá que se adaptar para implementar a reforma tributária prevista para 2026, e que o trabalho até lá será intenso, especialmente para os auditores fiscais.
Sobre o tema do Seminário, o secretário destacou que será preciso preparar o terreno para a implantação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de forma a minimizar os impactos para a administração estadual. “As incertezas são muitas, mas serão reduzidas com o debate neste seminário e nacionalmente, com a presença dos auditores”, afirmou Sérvulo. Ele ressaltou que ainda há desafios a serem enfrentados, como a definição da composição do comitê gestor, a repartição do novo imposto entre Estado e municípios, além das votações ainda pendentes no Congresso Nacional.
Da redação, com informações da Secretaria da Economia – Governo de Goiás
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.