Foto: Cristiano Mariz/VEJA

ECONOMIANotícias

Para justificar inflação fora da meta, presidente do BC fará carta destinada à Guedes

Publicado por: Amanda Escorsin | 3 jan 2022

Por Amanda Escorsin

Uma carta que pretende justificar a inflação fora da meta no fim de 2021, será escrita pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e divulgada após os resultados consolidados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro.

Ainda, a carta que é uma regra para que os presidentes do BC deem explicações, será endereçada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, deve apresentar soluções para conter a inflação gerada.

Offshores

Após reportagens sobre o “Pandora Papers” que afirmam que Campos Neto e Guedes possuem offshores, empresas em paraísos fiscais no exterior, o presidente do BC se manifestou alegando tem declaração de tudo o que possui no exterior. Neto é uma autoridade monetária do país, com influência direta na taxa de câmbio.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.