Foto: José Cruz/ Agência Brasil

NotíciasPOLÍTICA

‘Não quero criar uma guerra atrás de vacinas’, diz Ibaneis

Publicado por: Carol Castro | 4 mar 2021

Governador aponta que lockdown no DF irá possibilitar nova etapa da vacinação

Por Carol Castro

Após decretar o lockdown total na capital na última semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) tem enfrentado manifestações de empresários descontentes com a medida. Em meio a essa situação, o dirigente utilizou suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (4), para informar o público que a providência tomada diminui a circulação das pessoas na cidade em 60%, o que “vai possibilitar a vacinação do público acima de 75 anos.”

Segundo o governador, o GDF se comprometeu a disponibilizar mais 3 hospitais de campanha para atendimento da população, contanto com mais 60 leitos de UTI voltados para os pacientes infectados com a Covid-19. Ao todo, até o final da semana serão mais 130 leitos localizados no Ginásio do Gama, Nilson Nelson e em Santa Maria.

“É preciso esclarecer que os leitos dos hospitais de campanha não foram desativados; foram transferidos para os hospitais e UPAs”, explicou o chefe do Executivo local. “Com a abertura de novos leitos, vamos liberando os setores um a um. A pior situação é a que foi vivenciada em Manaus, e é isso que estamos evitando no DF.”

Imunização à vista

Segundo informações do Ministério da Saúde, idosos acima de 75 anos já podem iniciar o agendamento da primeira dose dos imunizantes. A expectativa é que 600 mil doses sejam aplicadas nessa parcela da população. Para Abril, 54 milhões de doses das vacinas CoronaVac e da Pfizer estão prometidas, visando vacinar os demais públicos.

O Ministério da Saúde comprou todas as vacinas disponíveis no mercado, nem sequer há vacinas para comprar. Se virar uma corrida para a compra, os estados que têm dinheiro vão garantir as doses e os outros ficarão sem acesso. Minha intenção não é criar uma guerra atrás de vacinas.

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.