Foto/reprodução: GDF
Publicado por: Amanda Escorsin | 15 out 2024
O acordo estabelecido entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) abre caminho para que empresas de Brasília acessem o mercado internacional com mais facilidade. Essa colaboração visa oferecer suporte especializado, ajudando empresas locais a expandirem suas operações além das fronteiras nacionais.
O que antes era apenas um sonho agora se tornou realidade em 28 países. Há nove anos, o empresário Igor Ramon tomou uma decisão crucial para expandir seu negócio além do Distrito Federal. Ele é o proprietário da Kamaleão Color, uma loja especializada em coloração capilar, que começou na garagem da casa de seus pais. Hoje, a realidade é bem diferente: o negócio cresceu e conquistou o mercado internacional.
“Hoje a gente tem mais de 10 mil metros de indústria. São cinco fábricas, a gente trabalha toda a parte de exportação e estamos presentes em 28 países. Brasília é uma cidade fora do eixo. E ainda que o DF seja muito conhecido por ser uma cidade política, a região tem muito a oferecer para além disso. Nascemos pequenos e hoje estamos realizando o sonho de colorir o mundo”, afirmou Igor.
O empresário é um dos beneficiados pela parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) que, por meio do evento DF para o mundo, oferece para as empresas da capital soluções de apoio à exportação para se prepararem para a entrada no mercado internacional. Fazem parte da iniciativa as secretarias de Relações Internacionais e de Desenvolvimento, Trabalho e Renda. Mais de 50 embaixadores estrangeiros estiveram presentes no seminário para conhecer empreendimentos brasilienses.
“É uma determinação do Governo Ibaneis Rocha oferecer total apoio ao setor produtivo do Distrito Federal. Precisamos exportar e mostrar ao mundo o que Brasília representa. A capital é o centro do poder e das decisões, mas também abriga pessoas, indústrias, um comércio vibrante e uma agricultura robusta”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
“Vamos capacitar empresas e empreendedores que desejam iniciar a exportação. O objetivo é aumentar o número de exportadores no Distrito Federal”, acrescentou Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex Brasil.
O secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Thales Mendes, mencionou que o evento ajudará a mapear as empresas da capital com potencial para exportação, além de identificar aquelas que já atuam nesse setor. A proposta é criar um catálogo de produtos para oferta a países com embaixadas em Brasília, facilitando oportunidades de negócios.
“A importância desse cadastro é capacitar as empresas para que consigam levar seus produtos e serviços além do Distrito Federal. Temos programas de incentivo econômico, como a redução da base de cálculo do ICMS, e facilitamos a importação de máquinas e equipamentos para empresas que operam no DF. Estamos prontos para desenvolver programas que ajudem na instalação e operação dessas empresas”, enfatizou o secretário.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, participou do evento remotamente e ressaltou o potencial do Distrito Federal para exportar produtos a diversos países.
Da redação, com informações da Agência Brasília
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.