Foto: Reprodução

NotíciasPOLÍTICA

Tarcísio declara apoio a Flávio Bolsonaro e descarta renúncia ao governo de São Paulo

Publicado por: Amanda Escorsin | 23 jan 2026

Governador afirma que seguirá no Palácio dos Bandeirantes e diz que ajudará o senador na disputa pelo Planalto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta sexta-feira (23) que permanecerá à frente do Palácio dos Bandeirantes e que pretende apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pelo Palácio do Planalto. A fala ocorre em meio às especulações sobre o papel de Tarcísio no cenário eleitoral da direita para 2026 e após o adiamento de uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Ao comentar o alinhamento com o ex-presidente, Tarcísio afirmou que seguirá a orientação política de Bolsonaro e declarou apoio direto ao senador. “Sempre falei do meu carinho, da minha lealdade, ao presidente Bolsonaro e dizia: ‘O meu candidato é o Bolsonaro ou quem ele indicar’. Ele indicou o Flávio. Então, quem é o meu nome a partir de agora? É o Flávio Bolsonaro”, afirmou.

Na sequência, o governador afastou qualquer possibilidade de deixar o cargo para disputar outro posto nas eleições. “O que vai acontecer em abril? Nada. Vou continuar tocando o barco, não vou apresentar carta de renúncia, não vou me descompatibilizar, focarei num projeto de longo prazo em São Paulo e ajudarei o Flávio nessa caminhada”, completou.

As declarações foram feitas um dia após Tarcísio se manifestar publicamente sobre o cancelamento da visita que faria a Jair Bolsonaro na quinta-feira (22/01). O encontro havia sido autorizado previamente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o adiamento alimentou interpretações de possível ruído entre o governador paulista e o núcleo familiar do ex-presidente, especialmente diante da disputa interna sobre quem será o principal nome da direita na eleição presidencial.

Com a fala desta sexta, Tarcísio tenta reduzir as especulações e reforçar publicamente sua permanência no governo paulista, além de sinalizar apoio à estratégia do grupo bolsonarista para 2026.

Da Redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.