Publicado por: Amanda Escorsin | 20 jan 2026
A primeira edição do Enamed coloca a unidade de Itumbiara como a de maior desempenho percentual entre os cursos goianos
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) alcançou conceito 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e obteve o melhor desempenho percentual entre os cursos de Medicina de Goiás. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Educação (MEC) e confirma a instituição acima do nível mínimo de qualidade exigido pela avaliação.
Mesmo com outras faculdades e universidades do estado também atingindo conceito 4, o curso de Medicina da unidade universitária de Itumbiara se destacou ao registrar a maior média percentual entre as instituições avaliadas em Goiás. Com 88,9%, a UEG não apenas liderou o ranking estadual, como também passou a integrar o grupo de cursos de Medicina com melhor desempenho no país dentro da faixa de conceito elevado.
O pró-reitor de Graduação da UEG, Roberto Barcelos, atribuiu o resultado ao conjunto de ações desenvolvidas desde a criação do curso. “Alcançar a nota 4 em uma avaliação desse porte indica que as ações adotadas pela universidade seguem no caminho certo. Esse conceito de excelência demonstra que, mesmo sendo um curso relativamente jovem, já opera com um padrão de qualidade e reafirma o compromisso da UEG com a educação pública gratuita e de altíssimo nível”, afirmou.
O curso de Medicina da UEG iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2019, com a entrada da primeira turma. Desde então, a universidade investiu em melhorias estruturais e acadêmicas, incluindo concursos para contratação de docentes médicos e técnicos de laboratório, implantação e adequação de laboratórios, compra de equipamentos e simuladores, além da formalização de parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios com redes municipal, estadual e hospital privado para viabilizar o internato.
Enamed
O Enamed é aplicado anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e tem como objetivo avaliar exclusivamente cursos de Medicina no Brasil, levando em conta o desempenho dos estudantes e os processos formativos das instituições de ensino superior. Nesta edição, foram avaliados 351 cursos em todo o país. Do total, 107 obtiveram conceitos 1 e 2, ficando sujeitos a medidas de supervisão; 243 alcançaram conceitos entre 3 e 5; e um curso ficou sem conceito, por não atingir a pontuação mínima exigida.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.