Foto: Adriano Machado/Reuters; Evelyn Hockstein/Reuters
Publicado por: Amanda Escorsin | 20 jan 2026
Declaração foi feita durante agenda no Rio Grande do Sul, em evento de entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (20) o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele “quer governar o mundo pelo Twitter”. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul, onde o chefe do Executivo brasileiro participou de agenda pública.
Lula afirmou que, na sua avaliação, Trump não tem demonstrado compromisso com a diplomacia tradicional e tem preferido usar as redes sociais como principal meio de comunicação e tomada de decisões. “Ele quer governar o mundo pelo Twitter”, disse o presidente, em crítica às formas de articulação política adotadas pelo ex-chefe de Estado norte-americano.
Embora tenha feito menção direta ao comportamento de Trump nas redes sociais, Lula não detalhou em sua fala quais seriam as ações específicas do ex-presidente que motivaram a crítica, limitando-se à reflexão sobre o uso tecnológico nas relações internacionais.
A declaração ocorre em um contexto de crescente disputa de narrativas entre lideranças globais sobre a atuação de discursos e canais digitais na política internacional. A fala de Lula rapidamente repercutiu nas redes sociais e entre analistas políticos, dividindo opiniões sobre o papel de plataformas digitais no debate diplomático.
Aos apoiadores presentes no evento, o presidente enfatizou a importância do diálogo institucional entre países e reforçou a ideia de que a política externa deve ser tratada com responsabilidade, citando a necessidade de respeito mútuo entre nações e foco em soluções multilaterais para os desafios globais.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.