Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 20 jan 2026
Decisão do STF autoriza visitas após pedido da defesa e movimenta bastidores em Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização de visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro após análise de um pedido apresentado pela defesa. A decisão permite a entrada de pessoas previamente indicadas, incluindo aliados políticos e familiares, no local onde Bolsonaro está custodiado no Distrito Federal, reacendendo o debate público e ampliando a repercussão política do caso.
De acordo com a autorização, entre os nomes liberados está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, além de outros integrantes do entorno político e familiar do ex-presidente e pessoas vinculadas ao Partido Liberal (PL). A medida ocorre em meio a uma sequência de solicitações relacionadas às condições e rotinas do cumprimento das determinações judiciais impostas a Bolsonaro, que seguem sob acompanhamento direto do STF.
A movimentação também repercute no cenário político, uma vez que a autorização abre espaço para encontros com figuras estratégicas do campo conservador, em um período de reorganização de forças e articulações nacionais. Nos bastidores de Brasília, a decisão é vista como mais um capítulo relevante no acompanhamento judicial e institucional do caso, que continua sob atenção pública e ampla cobertura política.
A defesa do ex-presidente tem apresentado pedidos ao Supremo buscando esclarecimentos e permissões sobre visitas e outros pontos ligados à custódia. O processo segue em andamento, e novas definições relacionadas ao caso ainda podem gerar repercussões políticas nos próximos dias, especialmente diante do peso simbólico e do impacto institucional que envolvem o ex-presidente e seus aliados.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.