Foto: Reprodução

NotíciasPOLÍTICA

Goiás garante R$ 6,1 milhões para tornar prédios públicos mais eficientes e reduzir gastos com energia

Publicado por: Amanda Escorsin | 13 jan 2026

Recursos viabilizam modernização de iluminação, climatização e geração de energia solar, com impacto direto na economia das despesas públicas

O Governo de Goiás assegurou R$ 6,1 milhões para investimentos em eficiência energética e sustentabilidade em prédios públicos estaduais. A captação foi feita por meio da chamada pública da Equatorial Energia e tem como foco a modernização da infraestrutura, a redução do consumo de energia elétrica e a diminuição dos custos operacionais da administração pública.

O resultado, divulgado nesta segunda-feira (12/1), contemplou três projetos aprovados na categoria “Comércio e Serviços – Poder Público”. As iniciativas incluem substituição de sistemas de iluminação por tecnologia LED, atualização de equipamentos de climatização e implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

Os investimentos beneficiarão o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de unidades da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Diretoria-Geral de Polícia Penal. Outros dois projetos — que envolvem a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes e a Polícia Militar do Estado de Goiás — ficaram em cadastro reserva.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a iniciativa reforça a boa gestão dos recursos públicos. “Essas ações impactam diretamente a redução do consumo de energia, o controle das despesas e a melhoria da infraestrutura dos prédios públicos, refletindo nos gastos cotidianos do Estado”, destacou.


Programa de Eficiência Energética

A captação integra o Programa de Eficiência Energética, instituído pelo Decreto Estadual nº 10.417, que reúne ações voltadas à redução dos gastos com energia elétrica no Poder Público Estadual. O programa abrange órgãos da administração direta, indireta e autônoma e prioriza o uso de fontes renováveis, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados à população.

Os projetos foram estruturados a partir de edital de chamamento para credenciamento de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs), responsáveis pelos diagnósticos técnicos, elaboração das propostas, execução das melhorias e acompanhamento dos resultados.


Detalhes dos projetos

Da Redaçao

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.