Foto/Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 7 nov 2025
No evento de líderes da COP30 em Belém, a primeira-dama Rosângela ‘Janja’ Lula da Silva acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na mesa principal e colaborou com seu discurso
Durante o almoço oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países apoiadores do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), realizado na quinta-feira, a primeira-dama Rosângela “Janja” Lula da Silva esteve ao seu lado e o auxiliou com os papéis do discurso.
O evento aconteceu em Belém (PA), dentro da programação da Cúpula de Líderes da COP30, e destacou o protagonismo brasileiro na pauta ambiental global. Lula ressaltou que o TFFF é “inédito” e simboliza a liderança dos países do Sul Global na defesa das florestas, afirmando que elas “valem mais em pé do que derrubadas” e defendendo que seus serviços ecossistêmicos sejam devidamente remunerados.
O presidente também explicou que, diferentemente de compromissos anteriores que não saíram do papel, o novo fundo permitirá que governos, empresas e fundos de pensão invistam na conservação da natureza com possibilidade de retorno financeiro.
O TFFF começou a ser articulado na COP28, e agora o Brasil busca consolidá-lo como modelo de financiamento climático para o mundo. A cúpula antecedendo a COP30 contou com a presença de 31 chefes de Estado ou de governo, entre eles 18 presidentes, 12 ministros e um rei, além de 129 representantes de alto nível, como vice-presidentes, ministros e embaixadores.
A conferência da COP30 está marcada para começar na segunda-feira, 10 de novembro, e seguirá até o dia 21, em Belém.
Da redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.