Foto: Renato Alves/Agência Brasília

NotíciasPOLÍTICASAÚDE

Novacap faz parcerias em prol da criação de novos hospitais de campanha

Publicado por: Carol Castro | 11 mar 2021

Projeto conta com a ajuda do MPDFT, CGDF, TCDF e da Secretaria de Saúde

Por Carol Castro

Com o objetivo de ajudar no combate a pandemia de Covid-19, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) apresentou, nessa quarta-feira (10), uma série de novas diretrizes para a construção de três hospitais de campanha, já anunciados pelo GDF.

O projeto foi discutido junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e membros da Secretaria de Saúde do DF. Segundo o procurador de justiça José Eduardo Sabo, o interesse principal das instituições “é a segurança jurídica, a transparência e a exatidão em todas as fases de instalação desses hospitais”.

De acordo com as disposições do texto, cada unidade possuirá 100 leitos com suporte ventilatório, devendo ser instalados próximos aos hospitais de referência do Plano Piloto, Ceilândia e Gama. Segundo informações da Secretaria de Comunicação, R$ 36 milhões estão sendo investidos nas estruturas, que tem previsão de entrega para daqui 20 dias.

“O modelo construtivo é inspirado em hospitais de campanha que já funcionaram bem em outras unidades da federação. As premissas do projeto são a rapidez na montagem, canteiro de obras limpo, materiais dentro das normativas e a segurança de pacientes e profissionais”, explicou o arquiteto da Novacap, Igor Mendes.

 Nos próximos dias, serão disponibilizados mais 107 leitos de UTI, e acredito que a saída mais rápida, neste momento, é a mobilização dos hospitais de campanha, já que verificamos que 38% das internações, atualmente, são de pacientes de fora do DF.

Osnei Okumoto, secretário de saúde do DF

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.