Foto: Reprodução/TV Globo
Publicado por: Amanda Escorsin | 22 set 2025
A Procuradoria-Geral da República apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra o deputado Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Renato Figueiredo
A Procuradoria-Geral da República denunciou, nesta segunda-feira (22), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Renato Figueiredo ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de coação no curso do processo. Segundo a PGR, ambos articularam, em solo norte-americano, pedidos de sanções econômicas e restrições de vistos contra ministros do STF, com o objetivo de intimidá-los e interferir em julgamentos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que a estratégia buscava criar constrangimento internacional e forçar decisões favoráveis ao ex-presidente. O caso está relacionado ao processo em que Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes, embora ele não tenha sido denunciado nesta etapa.
O crime de coação no curso do processo está previsto no artigo 344 do Código Penal e prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. Caso o STF aceite a denúncia, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo passarão à condição de réus e o processo seguirá para instrução.
Da redação, com informações de G1
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.