Foto: Reprodução

Notícias

Diretor da ANM é preso em operação sobre corrupção e danos ambientais em Minas Gerais

Publicado por: Amanda Escorsin | 17 set 2025

Operação da Polícia Federal envolve esquema de mineração ilegal, corrupção institucional e prejuízos ambientais de grande monta

O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, foi preso nesta quarta-feira (17 de setembro de 2025), numa ação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa apontada por promover mineração ilegal, corrupção e danos ambientais.

A operação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 79 de busca e apreensão em Minas Gerais, com medidas que incluem o afastamento de servidores públicos, além do bloqueio e sequestro de bens avaliados em R$ 1,5 bilhão entre pessoas físicas e empresas investigadas.

O relatório da PF indica que Seabra Filho atuou em conluio com outros agentes para favorecer interesses privados da organização criminosa liderada por Alan Cavalcante do Nascimento. Também há menção a outro ex-diretor da ANM, Guilherme Gomes, como alvo da operação.


Da redação, com informações da Polícia Federal

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.