(Foto: Redes sociais, Reprodução)
Publicado por: Amanda Escorsin | 15 set 2025
Ricardo Barbosa enfrenta consequências diplomáticas, profissionais e éticas após comentário em redes sociais que reverberou internacionalmente
Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, neurocirurgião pernambucano, teve o visto de entrada nos Estados Unidos revogado pelo Departamento de Estado americano logo depois de publicar mensagem nas redes sociais em que elogiava o atirador responsável pelo assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. O comentário vinha acompanhado de detalhes do alvo do disparo, mencionando “pontaria impecável” e “coluna cervical”.
A repercussão foi rápida: a clínica onde ele atuava, a Recife Day Clinic, anunciou a demissão definitiva do profissional, e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu sindicância para apurar sua conduta.
Em nota, Ricardo Barbosa pediu desculpas à família de Kirk, alegando que discursos e imagens atribuídos a ele foram distorcidos por montagens, e afirmou que o post viralizou fora de contexto. Ele também relatou ameaças contra si e sua família.
Autoridades estadunidenses classificaram o episódio como grave, ressaltando que elogiar assassinatos, ou qualquer violência política, pode acarretar sanções ou restrições diplomáticas.
Da redação, com informações do Metrópoles
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.