Foto/Reprodução

GASTRONOMIA

Gastronomia: os 11 truques para cozinhar melhor

Publicado por: Amanda Escorsin | 11 set 2025

Dicas práticas para deixar seus pratos mais saborosos, bonitos e evitar erros comuns na cozinha

Cozinhar bem não depende apenas de talento, mas também de prática, atenção aos detalhes e alguns segredos que fazem toda a diferença. Muitas vezes, pequenas mudanças de hábito já transformam completamente o sabor e a apresentação de um prato. Conhecer os truques certos ajuda tanto quem está começando na cozinha quanto quem já tem experiência, mas quer elevar o nível das receitas do dia a dia.

  1. Escolher bem os ingredientes – ingredientes frescos e sazonais mudam totalmente o resultado; mesmo os mais simples ficam melhores com qualidade.
  2. Não confiar 100% nas receitas – cada fogão, panela e ingrediente se comporta de maneira diferente; ajustar tempo ou ingredientes com base na prática pode fazer diferença.
  3. Faça o mise en place – preparar tudo antecipadamente (ingredientes limpos, cortados e separados) ajuda a manter o ritmo e evitar imprevistos durante o preparo.
  4. Experimente a comida enquanto cozinha – provar aos poucos permite ajustes de tempero; cuide com o sal, vá ajustando no final.
  5. Crie um mix de sabores – combine elementos ácidos, doces, salgados e especiarias para dar profundidade ao prato.
  6. Temperos secos são mais concentrados – usando ervas ou temperos desidratados, utilize cerca de um terço da quantidade em comparação aos frescos.
  7. Não queime o alho – comece refogando alho em panela fria com óleo; fogo baixo evita que queime e amargue.
  8. Não encha demais a panela – ao grelhar ou selar (legumes ou carnes), deixar espaço permite dourar corretamente sem vaporizar demais.
  9. Aprenda a reação de Maillard – ela ocorre em altas temperaturas, produz sabor, crocância e aspectos visuais marcantes em carnes, pães, legumes.
  10. Massa no molho, não molho na massa – finalize o cozimento da massa no molho, adicionando água de cozimento se necessário, para melhor incorporação de sabores.
  11. Faça a mantecatura do risoto – desligue o fogo pouco antes do risoto estar pronto, adicione manteiga e queijo, mexa vigorosamente e deixe descansar tampado para garantir cremosidade.

Da redação

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.