Reprodução – Carta Capital
Publicado por: Amanda Escorsin | 28 ago 2025
Medida marca uma resposta mais contundente ao “tarifaço” de 50% dos EUA e visa pressionar por negociações mais equilibradas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o início de um processo para aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, como reação às tarifas de até 50% impostas recentemente sobre produtos brasileiros. A decisão intensifica a resposta diplomática, que até então se limitava a consultas na Organização Mundial do Comércio.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) encaminhou a questão à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que agora tem um prazo de até 30 dias para apresentar um relatório. Caso o uso da lei seja considerado aplicável, um grupo de trabalho irá definir os setores que poderão sofrer contra-medidas.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a Lei da Reciprocidade é um instrumento importante para acelerar negociações com os Estados Unidos.
Mesmo com a abertura do processo, o presidente Lula reforçou que o país permanece aberto ao diálogo com os EUA, mas sem adotar uma postura submissa.
Da redação, com base em informações do UOL
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.