Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Publicado por: Carol Castro | 9 mar 2021
66% dos cargos mais altos da instituição são ocupados por mulheres
Por Carol Castro
No Mês em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) se tornou um exemplo a ser seguido. O órgão, composto por 66,6% de subcontroladorias e chefias de assessorias dos cargos ocupadas por mulheres, é segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), “destaque no que tange a inclusão profissional feminina.”
Denominado “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, o estudo mostrou que o público feminino ocupa apenas 37,4% dos cargos gerenciais do país, enquanto, na CGDF, o número de ocupação dos cargos mais altos é quase o dobro.
No total de cargos ocupados de chefia, direção e assessoramento da instituição, o número também é maior do que o referente a estatística brasileira como um todo: dos 180 cargos, 43,3% são ocupados por profissionais do sexo feminino. Entre os cargos efetivos, um total de 240, 45,8% são mulheres. Já no quadro geral, dos 278 servidores da CGDF, 46% são mulheres.
A CGDF busca sempre ser um órgão que é exemplo para os demais do Distrito Federal em diversos aspectos, como transparência do governo. No quesito igualdade de gênero, procuramos reconhecer nossas profissionais, que são excelentes, eficientes e muito competentes, e temos feito o que sempre se deve fazer: dar oportunidade a profissionais que agregam à instituição, independente do gênero.
Paulo Martins, controlador – geral do DF
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.