Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 16 jul 2025
medida visa garantir preço mínimo a produtores do Centro‑Sul e fortalecer estoques públicos
O governo federal autorizou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a adquirir até 3 000 toneladas de fécula e 3 800 toneladas de farinha de mandioca da safra de 2025, por meio do Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), com orçamento de R$ 20 milhões.
A compra beneficiará produtores do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, buscando assegurar a rentabilidade diante de preços de mercado abaixo do mínimo, e inclui limite de até 105 toneladas de farinha (2 100 sacas de 50 kg) e 90 toneladas de fécula (3 600 sacas de 25 kg) por produtor.
A operação, executada via Aquisição do Governo Federal (AGF), ocorrerá em unidades credenciadas da Conab, desde que a produção atenda aos padrões de qualidade. Para participar, os interessados devem estar cadastrados no Sican e procurar as regionais da estatal.
A iniciativa fortalece os estoques públicos e evita que os agricultores precisem vender abaixo do valor que cubra seus custos de produção, em cenário de oferta elevada da raiz e de estoques industriais intensificados.
Da Redação, com informações da Conab
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.