Foto: Ericka Filippelli/Instagram

NotíciasPOLÍTICA

No Dia Internacional da Mulher, GDF anuncia novas ferramentas de acolhimento ao público feminino

Publicado por: Carol Castro | 8 mar 2021

Programas foram criados em parceria com Secretarias de Saúde e Segurança, BRB e SESC

Por Carol Castro

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Governo do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, anunciou o lançamento de novos programas de acolhimento a vítimas de violência doméstica e a reabertura da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Ceilândia.

Em suas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, informaram o público da assinatura do Acordo de Cooperação com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Programa “Mulher Segura é Protegida”, que prevê, além da reabertura das instalações da Ceilândia, a construção de 4 novas unidades da instituição.

Eu sei que o dia da mulher não é apenas uma data para darmos parabéns à elas, mas de reconhecermos as dificuldades que elas ainda enfrentam, como vulnerabilidade social, contexto de violência doméstica e sobrecarga de trabalho. Por isso, acredito que o melhor que podemos fazer nesse dia é mostrar trabalho com o objetivo de oferecer apoio qualificado e capacitação.

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Março Mais Mulher

Além das ações já citadas, o GDF anunciou uma série de novas ferramentas em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Instituto BRB e com o SESC, visando garantir o bem-estar da população feminina da capital.

No âmbito da saúde, a novidade é o programa “Cuide-se”, que irá disponibilizar o “ Ônibus da Mulher” para todas as cidades do DF e Entorno, incluindo a zona rural, ofertando atendimentos e ações preventivas de saúde. A iniciativa, voltada para a garantia da saúde integral das mulheres, é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o SESC.

Com relação a segurança, o governo lançou, em parceria com o Ligue 180 e o Disque 100, o aplicativo “Proteja-se”.  A nova ferramenta vem como uma nova forma de denunciar violações de direitos contra mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiências e demais grupos em situação de vulnerabilidade. É novidade, ainda, o início da adesão ao programa “Sinal Vermelho”, que busca sensibilizar e orientar estabelecimentos e seus funcionários acerca das situações de violência vividas por mulheres.

Outra iniciativa da Secretaria de Segurança Pública é a abertura da “Escuta Social” para o II Plano Distrital Para Mulheres. As contempladas receberão o Dispositivo de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), que permitirá supervisionar as vítimas de violência doméstica através de medidas protetivas. O Ceam IV, que funcionará no CIOB, irá iniciar suas atividades nos próximos dias, oferecendo os serviços de acolhimento psicossocial da Secretaria da Mulher para mulheres contempladas pelo programa “Mulher Mais Segura”, da Secretaria de Segurança Pública.

Em parceria com o Instituto BRB, a Secretaria da Mulher anunciou o programa “Mão na Massa”, financiado pelo Cartão da Mulher, do BRB. Segundo Ericka Filippelli, o programa é voltado para a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Temos vivido um tempo muito difícil na nossa cidade e na nossa nação, mas é tempo de ação para a promoção e proteção das mulheres da nossa cidade!

Ericka Filippelli, secretária da mulher do DF

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.