Foto: Divulgação/SEFJ-DF

EDUCAÇÃO

Jovens do DF protagonizam primeira eleição direta do Conselho da Juventude

Publicado por: Amanda Escorsin | 30 jun 2025

mais de 480 eleitores votaram em 19 candidatos para seis vagas e reforçam participação juvenil nas políticas públicas

Neste domingo, 29 de junho de 2025, o Distrito Federal realizou a sua primeira eleição direta para o Conselho da Juventude (Conjuve‑DF), com a participação de 482 jovens com idades entre 16 e 29 anos, superando as expectativas da Secretaria da Família e Juventude.

Os eleitores inscritos votaram entre 19 candidatos, e seis conselheiros — três mulheres e três homens, com reserva de 20% das vagas para autodeclarados negros — foram escolhidos para mandato de dois anos, sem remuneração, com posse prevista para 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.

Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude, celebrou que “pela primeira vez na história do DF” os membros do conselho foram selecionados por voto direto, destacando a mobilização com transporte público gratuito e o engajamento acima do esperado, com participação de 23% do total de inscritos.

O Conjuve‑DF foi criado pela Lei nº 7.529/2024 e tem como missão fortalecer o diálogo entre juventude e poder público. Já tem previsto que os conselheiros contribuam no projeto “Fala Galera” e continuem o trabalho iniciado com mais de 3.000 jovens ao longo do primeiro semestre, dialogando sobre educação, mobilidade, saúde e segurança.


Da Redação, com informações da Agência Brasília.

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.