Foto: Reprodução/ Instagram

POLÍTICA

Governo de Goiás impulsiona ações sociais voltadas ao público feminino

Publicado por: Carol Castro | 8 mar 2021

Medidas visam garantir proteção social e combater todas as formas de violência contra a mulher

Por Carol Castro

Em apoio as famílias chefiadas por mulheres no período de pandemia em 246 municípios goianos, o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), liderada pela primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, coordenou a entrega de 500 mil cestas de alimentos, itens de higiene, máscaras e álcool 70%, visando garantir a segurança das famílias mais vulneráveis.

“Com muita alegria, digo que os alimentos chegaram a todos os municípios, em todas as comunidades quilombolas e assentamentos. Buscamos que ninguém ficasse desamparado ou desassistido”, disse Gracinha.

Em setembro de 2020, o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a Lei n.º 20.854, que institui o selo “Empresa Amiga da Mulher”, certificado que será concedido anualmente entre 1º de janeiro a 28 de fevereiro, e que será atribuída no mês de março às organizações que desenvolvem ações efetivas ou de apoio e incentivo à capacitação feminina para o mercado de trabalho.

Mais segurança e educação

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Governo de Goiás, após medidas de reforço a segurança das mulheres terem sido implementadas no estado, as delegacias especializadas foram reestruturadas para promover atendimento humanizado e qualificado às mulheres goianas vítimas de violência.

Os locais, que agora contam com psicólogos, assistentes sociais e servidores administrativos capacitados para receber esses tipos de casos, agora também utilizam o “Alerta Maria da Penha”, funcionalidade que faz parte do aplicativo “Goiás Seguro”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás. O recurso permite que qualquer pessoa acione a Polícia Militar para ajudar mulheres em situação de violência.

Em parceria com o Tribunal de Justiça, foi desenvolvido, ainda, o projeto “Maria da Penha nas Escolas” com o objetivo de ensinar as crianças, de forma didática, como amparar suas famílias com histórico de violência doméstica. Outra iniciativa do governo é a instalação da “Sala Lilás”, espaço humanizado e idealizado para acolher vítimas de violência, onde são realizados exames de corpo de delito. A estrutura funciona na sede da Polícia Técnico-Científica, em Goiânia.

A crise da Covid-19 é sanitária e social. Desde o início da pandemia temos uma missão: nenhum goiano ficar desprotegido. E com esse objetivo temos agido, sempre ao lado dos trabalhadores sociais em cada município do Estado, num esforço coletivo para garantir o direito de todos à proteção social.

Gracinha Caiado, primeira-dama de Goiás

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.