Reatores nucleares em Bushehr , Irã, em janeiro de 2025 • Maxar Technologies/Handout via Reuters
Publicado por: Amanda Escorsin | 25 jun 2025
Teerã alega múltiplos ataques de EUA e Israel e avalia extensão dos estragos sem confirmar interrupção do TNP
O Irã afirmou que suas instalações nucleares foram “gravemente danificadas” após sofrer “repetidos ataques” dos Estados Unidos e de Israel, conforme anunciado pelo porta-voz iraniano Esmail Baghaei em entrevista à Al Jazeera.
O governo iraniano declarou que agências como a Organização de Energia Atômica do país estão conduzindo uma avaliação técnica sobre os efeitos nos complexos nucleares, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan.
Do lado americano, o então presidente Donald Trump afirmou que os bombardeios causaram “destruição total” às instalações — comentário contestado por autoridades de inteligência dos EUA, que disseram que os danos atrasaram o programa nuclear apenas em alguns meses.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de fiscalização da ONU, relatou que o conflito causou danos severos a várias instalações, mas não registrou aumento nos níveis de radiação além dos perímetros afetados.
Em resposta aos ataques, o parlamento iraniano votou pela suspensão da cooperação com a AIEA, mas decidiu manter o país no Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).
Da Redação, com informações da CNN Brasil, AIEA e agências internacionais.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.