Foto/reprodução: Instituto Brasil + Social

CIDADES

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que, nesta semana, prestará atendimento a 30 pessoas em situação de rua

Publicado por: Amanda Escorsin | 1 nov 2024

A ação faz parte de um esforço contínuo para oferecer suporte social, cuidados básicos e encaminhamentos para serviços essenciais, visando melhorar as condições de vida dessas pessoas e facilitar sua reintegração na sociedade.

Em uma ação coordenada, o Governo do Distrito Federal (GDF) atendeu 30 pessoas em situação de rua, oferecendo serviços de saúde, emprego e moradia em 16 pontos estratégicos do DF entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024. A iniciativa é parte de um esforço contínuo para promover assistência e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

A operação, coordenada pela Casa Civil do GDF, percorreu áreas como Gama, Plano Piloto, Sobradinho e São Sebastião, oferecendo uma gama de serviços, como atendimentos de saúde, qualificação profissional, moradia e acolhimento. Além do suporte direto às pessoas em situação de rua, foram removidas estruturas irregulares, com cinco caminhões de entulho e materiais inservíveis destinados ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e desativados pontos de energia clandestinos. Os pertences pessoais dos atendidos foram transportados para locais indicados por eles mesmos, com o objetivo de garantir respeito e cuidado individualizado.

A operação contou com a colaboração de diversas entidades do Governo do Distrito Federal, incluindo as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal). Também participaram a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), além do Detran-DF, Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e o Conselho Tutelar, formando uma força-tarefa para atender a população vulnerável.

Da redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.