O coronel Marcos Rangel explicou que novos militares foram acionados para ampliar as equipes terrestre e aérea no enfrentamento à queimada iniciada no domingo | Foto: Joel Rodrigues

Notícias

GDF: plano de combate ao incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília é reforçado

Publicado por: Amanda Escorsin | 17 set 2024

Mais de 640 militares do Corpo de Bombeiros estão empenhados no enfrentamento desde o início da operação no domingo; um helicóptero da Polícia Militar foi deslocado para auxiliar os trabalhos

Para intensificar o combate ao incêndio florestal iniciado no domingo (15) no Parque Nacional de Brasília, o GDF reforçou, nesta terça-feira (17), a operação conjunta envolvendo o Corpo de Bombeiros, o Instituto Brasília Ambiental, o ICMBio e o Prevfogo (Ibama). Cerca de 640 bombeiros estão atuando em revezamento, e a PMDF disponibilizou um helicóptero para apoio aéreo.

O reforço logístico permitiu controlar o incêndio no Parque Nacional de Brasília e impedir sua expansão. “A operação está sendo muito bem-sucedida, e o governador tem se empenhado para garantir nosso sucesso”, disse o coronel Marcos Rangel, do CBMDF. O fogo permanece na mata de galeria, de difícil acesso, o que complica o combate.

O foco agora é controlar os incêndios subterrâneos próximos ao Córrego do Bananal. “Estamos mantendo as linhas de combate para evitar reignições e monitorando a área apagada, mas o Bananal ainda tem focos ativos”, afirmou João Paulo Morita, do ICMBio. O monitoramento aéreo conta com helicópteros e aeronaves, além de carros-pipa e bombas d’água.

O incêndio começou no domingo (15), perto do Córrego do Bananal e da captação de água da Caesb. O Parque Nacional, criado em 1961, é uma área de proteção que conserva o bioma e abriga bacias que alimentam a represa Santa Maria, responsável pelo abastecimento de água potável no DF.

Na segunda-feira (16), o GDF instalou uma força-tarefa por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para investigar possíveis ações criminosas relacionadas ao episódio. A decisão foi tomada após reunião, no Palácio do Buriti, com a presença do governador Ibaneis Rocha, da vice-governadora Celina Leão e de órgãos de segurança e meio ambiente.

No fim de agosto, após o DF ser atingido por fumaça vinda de outras unidades da Federação, o governador Ibaneis Rocha instituiu um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação para eventos críticos da qualidade do ar. Em abril, foi decretado estado de emergência ambiental no DF para o período de junho a novembro, o que possibilitou a preparação dos órgãos que compõem o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que executa o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (Ppcif) para otimizar recursos humanos e materiais em relação às queimadas.

O principal apoio, no entanto, precisa vir dos moradores. Além de evitar o uso de fogo em áreas abertas, a população pode colaborar acionando o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ao avistar qualquer foco de incêndio. Também é possível usar a Central de Denúncias de Incêndios Florestais, criada em julho pelo Brasília Ambiental, pelo número 9224-7202 — ligação ou WhatsApp.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas para os próximos dias na capital federal. Nesta terça-feira (17), o DF bateu a marca de 147 dias consecutivos de estiagem sem qualquer expectativa de precipitação. A seca deve permanecer ao longo da semana e também nos próximos dias.

Além disso, segundo o meteorologista de plantão do Inmet, Heráclio Alves, as condições climáticas continuarão favorecendo a ocorrência de incêndios devido às altas temperaturas e ao clima seco.

Da redação, com informações da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.