Foto/reprodução: Agência GOV
Publicado por: Amanda Escorsin | 24 jun 2024
Movimentos sociais e organizações da sociedade civil se encontram em seminário em São Paulo para expor o Programa Nacional de Participação Social com foco na Educação Popular nos Territórios.
Representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e redes de educadores populares da Região Sudeste se reuniram em São Paulo para discutir o Programa Nacional de Participação Social com Educação Popular nos Territórios e o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. O evento fez parte do Seminário Participação Social com Educação Popular da Região Sudeste.
A Secretaria Nacional de Participação Social, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, está promovendo seminários em todas as regiões do Brasil para debater critérios para ações e programas do governo federal.
A iniciativa visa mapear experiências de processos formativos de Educação Popular em todo o país. Essas visitas ajudam a fortalecer a articulação nacional e regional das redes de educação popular na implementação do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios.
O debate sobre o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas com movimentos sociais e organizações da sociedade civil integra o processo democrático de atualização desse documento.
Na plenária final do seminário, foi proposta a realização de um mapeamento das redes e organizações de Educação Popular nos estados e no Distrito Federal, além de um processo de monitoramento e acompanhamento do programa pelo governo, e a continuidade da articulação regional da rede de educação popular.
Os participantes do seminário também sugeriram a promoção de eventos permanentes de formação para expandir e fortalecer as redes de educadores populares, visando a participação no Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios, coordenado pela Secretaria Nacional de Participação Social e pela Diretoria de Educação Popular.
O evento em São Paulo contou com mais de 70 participantes de diversas entidades, movimentos sociais e representantes do governo federal da Região Sudeste durante três dias. O primeiro seminário foi realizado na Região Nordeste, em Teresina (PI), seguido pela Região Norte, em Belém (PA). Estão previstos seminários nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Da redação, com informações da Agência GOV.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.