Foto: Elisio Lopes/Dama do Poder

CIDADESNotícias

Homem que assassinou idosa dentro de supermercado já havia sido notado por moradores de Valparaíso de Goiás

Publicado por: Amanda Escorsin | 4 fev 2021

Segundo testemunhas, autor do crime fugiu rindo. Imagens divulgadas por moradores, registram homem sondando bairro de Valparaíso na última quarta-feira (3).

Matéria exclusiva da redação Dama do Poder

Por Amanda Escorsin e Carol Castro

Na manhã desta quinta-feira (4), uma idosa de 74 anos foi esfaqueada brutalmente nas dependências do Assaí Atacadista, localizado em Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal. A vítima era Maria Mercês e estava acompanhada do marido, Pedro Ferreira da Silva, de 77 anos, que ficou em estado de choque.

O autor do crime, identificado como Jonas Santana de Oliveira, 33 anos, fugiu do estabelecimento enquanto testemunhas solicitavam socorro. De acordo com informações fornecidas ao Dama do Poder, Jonas saiu rindo após cometer o crime. Fátima Borges que estava no local, relatou que “o homem já havia agredido uma mulher fora do mercado e a polícia já tinha sido acionada. Por isso o socorro foi prestado rapidamente”.

Fátima chegou a achar que a idosa estava tendo um ataque epilético devido a grande movimentação de pessoas ao redor da mesma. “Foi terrível, ninguém podendo ajudar pois se tratava de um crime. Fiquei falando para o pessoal chamar o SAMU. Fecharam o mercado, todo mundo deixou suas compras e teve que sair”, relata. A vítima foi transferida para a UPA e logo após, para o Hospital de Santa Maria (HSM). A mesma não resistiu e faleceu no local.

Relatos

Segundo Antônio José, superintendente da Guarda-Municipal de Valparaíso, momentos antes do ocorrido, Jonas tentou tomar à força a bolsa de uma mulher e a agrediu com uma paulada no rosto. A guarda foi acionada e logo, iniciou a busca.

Após isso, Jonas teria se deslocado até o atacadista, furtado uma faca e de forma aleatória, atacado Maria.

Câmeras de segurança do estabelecimento registram momento em que Jonas furta a faca utilizada no momento do crime. Vídeo: Reprodução

Punição

Em coletiva realizada em Valparaíso na tarde desta quarta (4), o delegado responsável pelo caso informou que o infrator foi escutado e que estará realizando hoje (4), no Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia – GO, o laudo do exame do corpo de delito. Logo após, será encaminhado ao presídio, sendo atuado pela tentativa de roubo e homicídio qualificado com duas qualificadoras, motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima. O delegado entende que ao buscar uma faca no estabelecimento, houve premeditação por parte do acusado. “Ao final do flagrante, ele será recolhido ao presídio e os autos serão comunicados ao poder judiciário do Ministério Público. A partir de amanhã, o caso fica como GIH de Valparaíso, que é a nossa delegacia especializada em homicídios”, citou o delegado.

Moradores de Valparaíso alertam sobre outro caso

Nessa quarta-feira (3), Elisio Lopes, morador de Valparaíso, registrou através das câmeras de segurança de sua casa, o autor do crime da idosa, Jonas Santana. O mesmo foi visto rondando o bairro ‘etapa E’, localizado a poucos quilômetros do estabelecimento em que ocorreu o crime nesta quinta (4). Ainda, outros residentes do bairro também presenciaram o comportamento estranho de Jonas.

Elisio reside na cidade há 12 anos e atualmente, tendo um neto de 4 anos em casa, se preocupa com a segurança local. Segundo ele, o compartilhamento das imagens foi para alertar o grupo de segurança dos moradores das quadras desta etapa. O mesmo ainda alertou que da mesma forma em que Jonas ficava aos redores do local, há uma mulher com as mesmas características do indivíduo. Age como pedinte e por vezes, se demonstra agressiva com os moradores da região. “Os comerciantes e moradores estão incomodados. Ela jogou um cobertor na cabeça de um comerciante local. De um passa pra outro”, diz o morador.

Amauri Costa e Gisele, relataram à redação que foram ameaçados pela mulher em situação de rua. Os moradores temem que a mesma possa em alguma ocasião, se descontrolar e prejudicar terceiros.

Ela está cada dia mais violenta no vocabulário, passa aqui no portão gritando, bate na grade e ainda diz que irá matar a facadas. Triste, eu já chamei a polícia para aquele rapaz [Jonas] e disseram que dentro da loja era problema do lojista. Para ela [moradora de rua] que não cometeu algum crime, também não há jeito

Amauri Costa, morador de Valparaíso de Goiás

Acho que uma pessoa assim já deveria ter sido abordada antes, ele costumava ficar aí direto, rondando pra lá e pra cá. As pessoas não sabem quem está andando por aí. Ninguém imagina do que uma pessoa assim é capaz, por mais que ajudemos. Precisa ter abordagem. Esse sujeito mesmo [Jonas], já tinha passagem pela polícia.

José Elisio Lopes, morador de Valparaíso de Goiás
Jonas circulava pelo bairro ‘etapa E’, próximo ao atacadista nessa quarta-feira (3). Foto: Elisio Lopes/Dama do Poder

Redação Dama do Poder

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.