Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicado por: Amanda Escorsin | 9 dez 2022
Os nomes dos atuais ministros que já vinham sendo mencionados nos bastidores do governo de transição foram anunciados nesta sexta-feira (09) em Brasília, pelo presidente Lula. O petista disse que resolveu antecipar o primeiro grupo de ministros e destacou o critério de escolha. Ele deve anunciar mais nomes a partir da próxima semana, depois da diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para segunda-feira (12).
Dentre os cinco, está Fernando Haddad vai ser o ministro da Fazenda. Para comandar a Justiça e Segurança Pública, o senador eleito Flávio Dino foi o escolhido. Na Defesa, Lula confirmou o ex-ministro do TCU José Múcio. O embaixador Mauro Vieira comanda no Ministério das Relações Exteriores e o governador da Bahia, Rui Costa, chefiará a Casa-Civil.
O presidente eleito relatou que quer definir a quantidade de pastas e quais secretarias especiais serão criadas, por isso, os demais nomes passam a ser anunciados na próxima semana. Lula garantiu que haverá diversidade no primeiro escalão do governo.
Entenda a relação dos novos ministros com Lula:
Fernando Haddad é um dos homens de confiança de Lula. Ele foi candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições deste ano e ministro da Educação do presidente eleito.
Rui Costa é governador da Bahia e não disputou a reeleição neste ano porque já está no segundo mandato. Ele deixou de concorrer a outro cargo público este ano por articulações do PT.
Flávio Dino é ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo estado nas eleições deste ano. Na transição de governo, coordena o GT de Justiça e Segurança Pública.
Mauro Vieira foi chefe do Itamaraty no governo da ex-presidente Dilma Rousseff e, hoje, é embaixador do Brasil na Croácia.
José Múcio Monteiro é ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e amigo pessoal de Lula. Ele foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato do petista.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.