Foto: Reprodução/Agência Brasília
Publicado por: Amanda Escorsin | 24 jul 2022
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesse sábado (23), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesusa declararou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional.
Apesar da decisão não ter sido consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, Tedros procedeu com a declaração e defendeu que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional.
Estigmas
Segundo os registros, a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, inclusive aqueles com múltiplos parceiros. Isso se tornou uma das maiores preocupações da entidade, devido o estigma que a doença pode gerar.
Causada por um vírus, a varíola dos macacos é transmitida quando há contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. A contaminação ocorre através de um abraço, beijo, relações sexuais, contato com tecidos ou objetos contaminados e secreções respiratórias.
Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional
Tedros Adhanom Ghebreyesusa, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.