Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 19 maio 2022
A dengue é a mais importante doença transmitida por insetos para humanos, com cerca de 50 a 100 milhões de indivíduos afetados anualmente, segundo a OMS. A Secretaria de Saúde informou que recebeu 10 mil testes nesta semana e que espera a chegada de mais 30 mil unidades até o final de maio. A informação foi passada pelo secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (19).
Entre janeiro e abril deste ano, a capital brasileira registrou 33.886 casos suspeitos da doença. Zancanaro também afirmou que o DF registrou 37.677 casos de dengue neste ano.
Ainda nesta quinta (19), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou explicações da pasta sobre a falta de testes para diagnóstico de dengue na rede pública local. Segundo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, com a chegada do tempo frio, “a tendência é de menor proliferação do mosquito a partir de junho”.
No fim do ano passado, tivemos um forte aumento de casos; queremos evitar que esse cenário se repita
Pedro Zancanaro, secretário-adjunto de Assistência à Saúde
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.